Medições de qualidade em redes multimídia através de analisadores desenvolvidos em plataformas embarcadas.
Início: 2019
Fomento: aguardando

Esse projeto está centrado em análises de QoS e QoE a partir da plataforma Raspberry Pi.

Localização e classificação de eventos críticos em cidades inteligentes.
Início: 2017
Fomento: aguardando

O objetivo desse projeto é criar mecanismos para localizar, identificar e classificar eventos típicos em cidades inteligentes. Esses eventos podem ser utilizados para diversas aplicações, potencialmente melhorando a qualidade de vida nas cidades.

Desenvolvimento de um Módulo de Simulação Computacional para Medições de Desempenho em Redes de Sensores Visuais sem Fio.
Início: 2014
Término: 2008
Fomento: CNPQ Universal 2014.

Ferramentas de simulação que permitem a medição de consumo de energia, vazão da rede, perda de pacotes e latência são essenciais para trabalhos de pesquisa na área de redes de sensores visuais sem fio. Contudo, os recursos de simulação atuais permitem apenas verificações de desempenho de Redes de Sensores sem Fio (RSSF) escalares, destinadas ao monitoramento de grandezas como temperatura, pressão, humidade e variação sísmica, não sendo, em geral, apropriadas para medições em RSVSF. O principal objetivo desse projeto de pesquisa é o desenvolvimento de um módulo de simulação destinado a verificações de desempenho em redes de sensores visuais sem fio genéricas.

Página da ferramenta VisualCastalia

Estudo de Dependabilidade, Escalabilidade e Desempenho de Redes de Sensores Sem Fio Industriais.
Início: 2013
Término: 2016
Fomento: CNPQ Universal 2013.

O principal objetivo do presente projeto de pesquisa é o estudo de redes de sensores sem fio no contexto de aplicações industrias, através dos padrões WirelessHart e ISA100.11a, visando contribuir cientificamente e tecnologicamente nos seguintes aspectos: análise de dependabilidade, escalabilidade, consumo de energia e desempenho.

Implantação e Cobertura Ótimas em Redes de Sensores Visuais Sem Fio Explorando a Relevância de Monitoramento dos Nós Fontes.
Início: 2014
Término: 2017
Fomento: FAPESB Cooperação Internacional UEFS/Universidade do Porto.

Sensores visuais coletam dados seguindo um modelo direcional de monitoramento, alterando conceitos já estabelecidos de vizinhança e redundância, porém tornando possível a diferenciação de sensores pelas suas relevâncias de monitoramento para a aplicação. Muitos trabalhos de investigação têm proposto soluções para a otimização das áreas de cobertura visual, que tem impacto direto na implantação, monitoramento, eficiência energética e conectividade dos sensores. Contudo, esses trabalhos consideram que todos os sensores possuem a mesma relevância para a aplicação, o que pode levar a soluções não otimizadas. Nesse contexto, propomos que as relevâncias de monitoramento dos nós fontes sejam exploradas para otimizar a cobertura visual da rede, influenciando diretamente na forma como sensores são implantados, na eficiência energética (com a adoção de nós redundantes) e na conectividade dos nós. Assim, esperamos utilizar os requisitos de monitoramento das aplicações para guiar uma operação mais eficiente da rede.